terça-feira, 27 de março de 2012

Pra ser feliz e nada mais - Parte 1

Pra ser feliz e nada mais

A minha felicidade depende de mim.

Pensava solto no ar. A vida nem era mais tão cinza. Eu queria acreditar e somente isso já me deu forçar para acreditar e forjar cada uma das minhas verdades. Eu já não era agnóstico, cético, ateu, religioso, crente, nada disso. Eu era dono das verdades absolutas sem aquele ar de estúpido que enobrece as pessoas. Pelo menos eu as considerava ricas (e, só por isso, nobres) e estúpidas. E pensando em outra verdade menos importante o dinheiro deixava até meu melhor amigo bem estúpido. Eu contaria. Cantaria ao mundo se preciso fosse. Só para provar que eu havia esquecido e que agora a felicidade dependia de mim.

Continuei seguindo em frente. Um passo de cada vez. Tempo úmido mesmo com o sol desejando sair. Lutava com as nuvens para se libertar e ver a cidade. Pelo tempo que passava aqui olhando ele devia gostar da cidade. Era sempre assim pela manhã. A vida parecia querer nascer nas ruas, nos prédios, em meio à construção, mas não deixava de lado outras estruturas, fossem estas remédios, deserto, favela, praia ou o ribeirão. Leve a vida chegava a cada um.

Lembrei da praia. Como não ser feliz na praia? Acontece que às vezes é só a angústia que vai lá morar. Pior saber que muitas vezes ainda iria passar. Sei que vou precisar. Vai ser um turista que não tem ideia do caminho de casa. Será um engomadinho de bolso cheio, cansado de esforço. E de qual esforço?

Essa gente nasce com essa luz opaca que nem ilumina, nem apaga, mas que com o tempo cega. E você nem percebe até chegar. Até cegar.

Chegando a garagem, percebo tudo funcionando como deveria. A cidade caminha como deve andar. A minha felicidade depende de mim e tem certas coisas que simplesmente não devem acontecer. Não hoje. Se meu táxi tivesse sido roubado, depredado ou algo assim, talvez as pessoas não acreditassem. E minha felicidade depende de mim.


A.B.

XX

Dado, dado, dado o que fizeram com você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário